ASSISTA

AGORA

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

COM AS TRANSFORMAÇÕES RADICAIS QUE AINDA ESTÃO ACONTECENDO NO MUNDO,

O QUE FOI RESSIGNIFICADO

PARA VOCÊ?

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

NO UNIVERSO DO TEMPO 21, REUNIMOS

OS MAIORES ESPECIALISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

PARA DEBATER OS DESAFIOS E MUDANÇAS DOS NOVOS TEMPOS.


#AgendaBahia2021

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

Na sua 12ª edição, o Agenda Bahia traz como proposta o universo do Tempo 21, em um ambiente totalmente digital e com alta tecnologia, onde especialistas poderão dimensionar os novos tempos e apontar caminhos, através de grandes debates, que passeiam por 4 trilhas de conteúdo.


O programa trará muitas doses de realidade, sonhos ressignificados, inovações e futuros possíveis, em um formato 100% virtual para a audiência, quebrando qualquer barreira territorial.

APRESENTAÇÃO

ROSANA JATOBÁ

Advogada e jornalista, é âncora da Rádio CBN, onde apresenta o CBN Sustentabilidade, voltado para ESG. Foi repórter e apresentadora na TV Bandeirantes, por 4 anos, e na TV Globo, por 12 anos. Cursou Teatro na Oficina de Atores de Nilton Travesso e especializou-se em Film and Television business pela Fundação Getúlio Vargas. É colunista de Sustentabilidade do G1, o portal de notícias da Rede Globo. Produziu e apresentou o Programa “Um mundo pra chamar de Seu” sobre Sustentabilidade, no canal a cabo GNT, da Globosat. Apresentou o “Super Domingo”, programa semanal de documentários no NatGeo, canal a cabo da FOX.


É Mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo – USP e comanda o portal www.universojatoba.com.br. Conquistou o Prêmio Comunique-se em 2013, 2016 e 2018 como Jornalista de Sustentabilidade do Brasil e o Prêmio Chico Mendes de Personalidade Socioambiental do ano de 2014. É autora de 3 livros sobre Sustentabilidade .

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

CONHEÇA AS TRILHAS E OS CONVIDADOS

O CRIAR NOS NOVOS TEMPOS_

A crise de 2020 foi desigual e ampliou o abismo da desigualdade social. No Tempo 21, como o criar, o incluir e o educar podem transformar essa realidade? O que fica e o que deve ser ressignificado? Como as organizações podem se preparar para o futuro com estratégias mais sustentáveis e inovadoras?

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

SARAH KAUSS

Fundadora e Presidente Executiva da S'well

"ESG e desenvolvimento de marcas nos novos tempos"

É uma liderança feminina na área de produtos de consumo, com um forte histórico de lançamento de empresas, desenvolvimento de marcas de sucesso de vários milhões de dólares e na montagem de equipes de liderança sênior de alto desempenho. Uma das primeiras defensoras do ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança) nos negócios, Sarah construiu um negócio de mais U$100 milhões com a S’well, criando uma nova categoria no mercado, uma marca de garrafas de água reutilizáveis, que tornou a sustentabilidade mais popular, ajudando a diminuir o consumo de mais de 4 bilhões de garrafas plásticas descartáveis.


Ela foi reconhecida múltiplas vezes e homenageada: dentre o grupo "40 Under 40" da Fortune, e como também EY Entrepreneurial Winning Woman. Sarah Kauss também é membro da Classe 2018 de Henry Crown Fellows e da Classe de 2020 de Braddock Scholars da Aspen Global Leaders Network, do Aspen Institute.

DAVID A. WILSON_

Empreendedor de mídia, cineasta

e fundador Thegrio.com

"Além de diversidade e inclusão, precisamos conversar sobre equidade, inclusive nos negócios"

O empreendedor de mídia e cineasta americano, David A Wilson, antecipa o que considera a próxima agenda do mundo corporativo. Oferecer as mesmas condições de oportunidade, muito além de cotas, para que negros - 54% da população do país - também possam empreender. “Brasil está competindo no mundo com metade do seu potencial. A outra metade não está ativada”, avalia David, que vive há 7 anos entre a Bahia e os Estados Unidos. “Bahia é única. Não se pode comparar com Rio e São Paulo”. Nessa trilha, David vai falar ainda sobre Black Money, diversidade, digitalização nos negócios, investimentos no Brasil e sua parceria com a Netflix em criar um laboratório criativo com roteiristas negros.


David está à frente da AFRO.TV, lançada em novembro de 2020. Fundador do THE GRIO (thegrio.com), o maior portal de notícias voltado para a comunidade negra norte-americana, David atuou como vice-presidente sênior do BET (Black Entertainment Television), disponível em 75 países com 100% da programação produzida e estrelada por afro-americanos. E também como consultor de diversidade da Casé Fala. Ganhou prêmios com o documentário “Meeting David Wilson" sobre sua vida e hoje se dedica ainda em trazer investimentos para a comunidade negra no Brasil, através da empresa AFAR Ventures (www.afarventures.com).

DEMETRIO TEODOROV_

Futurista e Estrategista

"Vivemos mudanças de comportamento o que nos exigem novas aprendizagens no trabalho e nos negócios"

O futurista e estrategista Demetrio Teodorov se dedica a construir o futuro no presente. Nos últimos anos, trabalhou em estudos sobre tendências em experiências no varejo, mobilidade e, mais recentemente, no setor de alimentação. no setor de alimentação. Como executivo de inovação da BRF, está à frente de projetos com a startups Aleph Farms de carne cultivada e plant-based, produto à base de plantas. Nessa edição do Agenda Bahia, Demetrio vai falar ainda sobre ESG no mercado corporativo, o futuro do trabalho, Figital, diversidade e as mudanças que vieram para ficar entre consumidores, no pós-pandemia.


Atuando em estratégias de projetos globais, Demetrio é orientado para tecnologias emergentes: Realidade Aumentada e Virtual, Blockchain, Geolocalização, Wearable, Cloud, Inteligência Artificial, Chatbots, Drones e Impressoras 3D. Implantou um chip NFC na mão direita para testes de interação com carro e meios de pagamento. Após ter estudado no Disney Institute, INSEAD, Perestroika, Harvard, MIT e Singularity, direcionou o pensamento para o conceito da exponencialidade e desenvolvimento de estratégias de inovação e transformação digital. Demétrio faz parte do elenco de palestrante da Casé Fala.

KARINE OLIVEIRA_

Fundadora do Wakanda Educação Empreendedora

"Baianês como tecnologia para potencializar e empoderar o empreendedorismo periférico"

Aos 28 anos, criada no Engelho Velho da Federação, em Salvador, Karine Oliveira tem revolucionado os pequenos negócios com educação empreendedora. E criado pontes entre esse universo e grandes empresas. A Wakanda Educação traduz o conteúdo do empreendedorismo tradicional para uma linguagem informal e atrai empresas que queiram investir em produtos sociais nas comunidades. Capa da Forbes Under 30 de 2020, Karine ampliou em um ano seus negócios da Bahia para outros 13 estados com cursos como o Acelerando Seu Corre e Deusas do Empreendedorismo, com módulos sobre gestão financeira ("Pega a Visão") e planejamento ("Barril Dobrado").


Com o distanciamento social, a Wakanda investiu no digital, após fechar sociedade com Camila Farani, no programa Shark Tank Brasil, ampliando seus serviços de educação empreendedora e financeira. Tudo pelo whatsapp. Karine decidiu criar a Wakanda após ingressar em curso de formação sobre empreendedorismo. Durante as aulas, percebeu que muitos termos usados entre startups já estavam presentes na realidade de empreendedores periféricos, como o "pitch de buzu", em alusão ao termo utilizado no universo das startups e também chuva de palpites, uma adaptação ao termo brainstorming. Além de aprimorar habilidades de empreendedores periféricos, Karine acredita que universo de startups também tem muito a aprender com eles.  

O APRENDER NO TEMPO 21_

Depois de um ano de ensino remoto, o debate sobre aprendizagem ganha um novo significado. Como o educar pode engajar, acolher, incluir, ensinar e nos preparar para os novos tempos?

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

MARCELO NAKAGAWA_

Professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper, Fund. Dom Cabral, FIA e Unicamp

"Como aprender a aprender em um mundo com tantas mudanças disruptivas?"

É autor dos livros "Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócio e faça diferença" (Ed. Senac, 2013) e "Plano de Negócio: Teoria Geral" (Ed. Manole, 2011) e co-autor de "Empreendedorismo Inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil" (Ed. Evora, 2012), "Sustentabilidade & Produção" (Ed. Atlas, 2011) e "Engenharia Econômica e Finanças" (Ed. Elsevier, 2009).



Marcelo Nakagawa traz para essa trilha sua experiência como professor de inovação e empreendedorismo das principais escolas de negócios do país, como Insper, FDC, FIA, UNICAMP, Fundação Vanzolini, USP, Instituto Butantan. Além da experiência com mudanças disruptivas, Nakagawa também vai apresentar, no Agenda Bahia, a importância de uma educação integrada e humanista para a formação dos alunos. É ainda coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. Tem atuado como consultor de Inovação e Transformação Digital, além de ministrar treinamentos e palestras para diversas grandes corporações como AMBEV, Bradesco, CSN, Cyrela, GSK, Itaú, Magalu, Mapfre, Pátria, Sequoia Logística, Sicredi, Stoller, Suzano, Unilever. É colunista do portal Jota e já foi colunista da Época Negócios, Estadão PME, revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Jornal Brasil Econômico e Harvard Business Review Brasil.



FELIPE CASTANHARI_

Apresentador da série Mundo Mistério, da Netflix, e Nostalgia, no Youtube

"O ‘misterioso’ mundo do digital no Educar desbravado pelo youtuber Castanhari"

Felipe Castanhari é um dos apresentadores e youtubers mais famosos do país. Com mais de 13 milhões de inscritos, já foi reconhecido como um dos jovens mais influentes do Brasil. No Agenda Bahia deste ano, ele vai trazer sua visão sobre o Educar nos novos tempos, e como o digital pode contribuir para a aprendizagem. Criador do Canal Nostalgia, programa no Youtube, Castanhari está agora também no streaming mais aclamado do mundo, com sua série ‘Mundo Mistério’, cujas abordagens falam sobre ciência e história.


Criado em 2011, o Canal Nostalgia hoje apresenta uma múltipla grade de programação, com quadros, como ‘Programa Nostalgia’, ‘Nostalgia Ciência’, ‘Nostalgia História’, e mais outros sete. Antes de se tornar apresentador e youtuber, Felipe Castanhari era designer gráfico.

BÁRBARA CARINE_

Professora, sócia da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa e influenciadora digital

"Educação antirracista e afroafetiva desde a infância: o exemplo da escola trilíngue afro-brasileira Maria Felipa"

O desejo da escolinha Maria Felipa surgiu em 2017 com a chegada da filha. Hoje, o colégio particular, localizado em Salvador, tem 38 alunos, inclusive estudantes de outros estados com o ensino híbrido. Através de afroperspectivas, Bárbara Carine buscou na educação antirracista e na proposta decolonial no currículo uma nova formação pedagógica que pudesse construir o conhecimento a partir de narrativas negras, indígenas e diaspóricas. Nesse Agenda Bahia, a professora da UFBA Bárbara vai dialogar sobre o Educar nos novos tempos e mostrar os resultados da escolinha Maria Felipa.


Bárbara Carine Soares Pinheiro é mãe, mulher negra cis, nordestina, professora, escritora, empresária, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS). Atualmente professora adjunta e vice diretora do instituto de Química da UFBA, Bárbara é idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa (@escolinhamariafelipa) e também influenciadora digital nas páginas @descolonizando_saberes (Instagram) e Uma Intelectual Diferentona (YouTube). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA), Bárbara é ainda autora de livros, como "@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência" e "História Preta Das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras".

O VIVER [RE]PLANEJADO_

As cidades já não são as mesmas. Nem as pessoas, as empresas e, tampouco, os governos. Nos novos tempos, a sustentabilidade é base cada dia mais essencial para o viver, o movimentar e o alimentar – peça-chave também a inclusão social.

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

CARLOS CADENA-GAITAN_

Ex-secretário de Mobilidade de Medellín, professor e ativista cidadão

"As mudanças na concepção do tempo e do ritmo urbano nas cidades pós-pandemia"

As cidades ganharam novas dinâmicas a partir de 2020. Ex-secretário de Mobilidade de Médellin, o ativista cidadão e professor Carlos Cadena-Gaitán mostra, no Agenda Bahia deste ano, como o tempo, o ritmo e a sustentabilidade ganharam diferentes dimensões na vida urbana. E os seus efeitos no planejamento dos territórios. À frente de projetos como ZUAP, a primeira zona urbana protegida da América Latin, Cadena-Gaitán traz também para o Tempo 21 seu olhar em Mobilidade Sustentável, Cidade 15 minutos e Ecocidades, através da participação cidadã e da criatividade.


Ph.D. pela Universidade de Maastricht / Universidade das Nações Unidas UNU-MERIT (Holanda), Carlos Cadena -Gaitán foi selecionado como um dos 21 Heróis de 2021, pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), com sede na Alemanha, por suas realizações no serviço público, como Secretário de Transporte da cidade de Medellín. Também recebeu o prêmio "Líder em Sustentabilidade do Futuro" 2015 do Danish Think-Tank Sustainia e da organização norueguesa DNV-GL, pelas suas pesquisas na área. Ao deixar a secretaria de Mobilidade este ano, Carlos Cadena-Gaitán voltou a ser professor da Universidade EAFIT, onde foi coordenador acadêmico do centro de Estudos Urbanos e Ambientais.

NIVALDO ANDRADE_

Coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA e ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

"A (re) invenção das cidades nos novos tempos"

Lojas e escritórios fechados. Busca maior por espaços abertos para o lazer. Casas abrigando homeoffice. Bairros com novas configurações. Formas diferentes de mobilidade. Nessa trilha, o arquiteto Nivaldo Andrade vai mostrar os novos desafios e as oportunidades que surgem para a arquitetura e o planejamento urbano no pós-pandemia.


Graduado, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Pós-doutorado junto à École d’Urbanisme de Paris, Université de Paris-Est, Nivaldo Andrade é professor associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA (Faufba), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Foi também presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e secretário executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). Em 2019, publicou pela Edufba a coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951), em cinco volumes.

RACHEL BIDERMAN_

Vice-presidente sênior das Américas da Conservação Internacional

"Combater as mudanças climáticas pode ser também uma grande oportunidade para o Brasil de gerar emprego, renda e aumentar a resiliência diante de eventos extremos."

Em um cenário preocupante de crises climática e alimentar, o debate vai além das cidades. A produção no campo, o cuidado com as florestas e a água, o consumo consciente e sustentável ganham o debate global sobre a transição para uma economia de zero emissão de carbono. Nesse Agenda Bahia, Rachel Biderman vai mostrar que a solução para o clima no Brasil pode ser uma oportunidade de ouro para o país cuidar do planeta e ainda gerar emprego, renda e maior resiliência para enfrentar os novos tempos. 


Após liderar por quatro anos a WRI (World Resources Institute no Brasil), Rachel Biderman é atualmente vice-presidente sênior das Américas da Conservação Internacional, atuando em nove países da região. Advogada, Biderman é mestre em Ciência Ambiental (USP) e Direito Internacional (American University), doutora em Gestão Publica (FGV-SP). 

O FUTURO ATRAVÉS

DO SONHAR_

Nessa trilha, Sidarta Ribeiro nos ensina como “resgatar a arte de sonhar é essencial para construir o futuro”. 

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

SIDARTA RIBEIRO_

Neurocientista, professor e escritor

"Resgatar a arte de sonhar é essencial para construir o futuro."

Nessa trilha, que encerra o Agenda Bahia, o neurocientista vai trazer através dos sonhos uma combinação surpreendente para pensar os novos tempos. Seja pela sabedoria ancestral, pelos impactos do distanciamento social na mente humana ou a importância do dormir para criar e também construir futuros. Autor de livros, como o best-seller O Oráculo da Noite, Sidarta Ribeiro também irá trocar com outros convidados sobre o sonhar no Tempo 21, e as velhas e novas formas de viver, a partir de mudanças tão radicais que seguimos vivenciando.


Sidarta Ribeiro é professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN. Tem experiência em neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, com interesse nos seguintes temas: memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional; neuroeducação; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas. Autor de mais de 100 artigos científicos e de 5 livros, entre eles O Oráculo da Noite (Cia das Letras). 

CLIQUE E ASSISTA AGORA NO YOUTUBE

Realização

Patrocínio

Parceria

Apoio Institucional

Apoio